Homenagem no centenário do nascimento do fundador da PT Inovação. José Ferreira Pinto Basto é evocado, esta sexta-feira, numa Jornada Técnica em sua homenagem, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, com participações de Zeinal Bava e Francisco Murteira Nabo.
O fundador do Grupo de Estudos de Comutação Automática que viria mais tarde a dar origem à PT Inovação é considerado ainda hoje como homem que teve papel decisivo na fixação de uma indústria de telecomunicações em Portugal.
As Jornadas destinam-se a evocar a vida e a obra de José Ferreira Pinto Basto em particular nas décadas de 60 e 70. Foi o impulsionador e o criador do Grupo de Estudos da Comutação Automática e do Centro de Estudos de Telecomunicações, hoje PT Inovação, e colaborou na instalação da Universidade, em Aveiro.
Este momento será aproveitado para avaliar o caminho percorrido no desenvolvimento das telecomunicações e tecnologias de informação e perspetivar os caminhos futuros sob a ótica das tecnologias, da indústria, da inovação e do empreendorismo.
José Ferreira Pinto Basto (29 de Abril de 1912 - 1 de Março de 1984) foi um engenheiro electrotécnico com carreira nos CTT onde se manteve durante mais de 40 anos, tendo terminado a sua carreira como Inspetor Geral. Aposentou-se a?29 de Abril de 1982.
Foi grande impulsionador da automatização do serviço telefónico nas zonas rurais e das comunicações interurbanas e internacionais, o que motivou a criação da indústria de telecomunicações em Portugal.
Participam neste encontro o Presidente do Grupo PT, o Vice-Presidente Intel Europa, o Diretor Net Futures/DG CONNECT, representantes de autarquias locais e representantes do Instituto de Telecomunicações e da PT Inovação. |