Os investigadores Carlos Fiolhais e David Marçal apresentam na Fábrica da Ciência o seu novo livro “Pipocas com telemóvel”. Obra dedicada a expor várias histórias de falsa ciência. Os remédios homeopáticos, uma forma de terapia alternativa para o emagrecimento, são para os autores o melhor exemplo de falsa ciência.
Esta sessão insere-se no ciclo “Café, Livros e Ciência”, uma iniciativa do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Taguspark. Sessão às 18h00 na Fábrica Ciência Viva de Aveiro.
“Encontramos falsas alegações de validade científica um pouco por todo o lado: na internet, nos jornais, nos supermercados, nas farmácias e até nas lojas de produtos naturais”, frisa David Marçal, doutorado em Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa.
“Paradoxalmente, numa sociedade que é desenvolvida principalmente por causa da ciência, a pseudociência ainda encontra muito espaço”, acrescenta.
Entre os vários exemplos de falsa ciência mencionados no livro “Pipocas com telemóvel”, Carlos Fiolhais, professor catedrático no Departamento de Física da UC, destaca “os remédios homeopáticos, que não passam de água com açúcar e sem qualquer efeito a não ser o chamado efeito placebo; os não comprovados benefícios para a saúde de certos iogurtes com bactérias especiais, que já levaram uma empresa multinacional a ser multada várias vezes e a ter que retirar os seus anúncios publicitários; e ainda a impossibilidade de se fazer pipocas com a radiação dos telemóveis”, como mostra um vídeo que circula na internet e que serviu de inspiração ao título do livro.
“Café, Livros e Ciência” é um projeto de comunicação de ciência que acontece num ambiente informal, onde o café acompanha os livros. É uma iniciativa que tem como objetivo promover a leitura de livros de ciência junto do público em geral. |