O percurso de Salreu do BioRia, Estarreja, recebe esta sexta-feira uma operação de limpeza com o objetivo de remover espécies invasoras que representam uma ameaça para a biodiversidade local. Esta ação tem o seu ponto alto durante a amanhã com a plantação de espécies da floresta portuguesa, nomeadamente freixos e salgueiros, por alunos do programa “+ 50”, da Escola Municipal de Desporto, assíduos frequentadores daquele espaço natural.
A ação contempla uma parte do Percurso de Salreu, no Baixo Vouga Lagunar, nomeadamente as zonas junto ao Esteiro, ao dique e as margens do Rio Antuã. Nas imediações do parque de merendas, ao lado do cais do Esteiro de Salreu, o acelerado crescimento de silvas está a colocar em causa o desenvolvimento de outras espécies autóctones, nomeadamente salgueiros. Nesta zona, bem como ao longo do percurso e no dique, serão removidas Acácias e Ervas-das-pampas.
Esta sexta-feira, dia em que se assinala o Dia da Floresta Autóctone, e depois de um passeio no Percurso de Salreu, uma turma sénior de Avanca, do programa “+50”, irá ajudar na plantação de Freixos e Salgueiros-negros na zona envolvente ao parque de merendas. |