O Grupo de Jovens “a Tulha” participa, este fim-de-semana, no 12º Encontro Nacional de Associações Juvenis que se realizará na cidade de Braga, Capital Europeia da Juventude.
Espera que este encontro sirva de contato e troca de experiências com outras associações juvenis, de consolidação da consciência de pertença ao movimento associativo juvenil , de afirmação da importância do associativismo juvenil e de formação dos quadros dirigentes da Tulha “para que, no futuro, existam jovens capazes de dirigir esta associação e de praticar políticas de juventude que se enquadrem às necessidades e interesses dos jovens da Gafanha de Aquém e do Município de Ílhavo”.
As metas são traçadas pela delegação da Tulha, composta por seis elementos, e que será chefiada por Rafael Vaz, Vice Presidente da associação.
Já a partir de hoje, também em Braga, Rafael Vaz e Diogo Arrais, membro da direção da Tulha, participam num seminário no âmbito da temática “Juventude, Europa e Poder Local” também organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis.
Neste Seminário, apoiado pelo Programa Europeu Juventude em Ação, pretende-se a participação de jovens dirigentes associativos dos vários Municípios de Portugal, bem como de responsáveis pelas políticas de juventude das respetivas autarquias locais, tornando-se assim um espaço privilegiado de debate e de partilha de ideias”.
Deste Seminário deverá surgir a elaboração de um documento, a Declaração de Braga sobre políticas autárquicas.
Braga deverá receber mais de 1000 representantes do movimento associativo jovem. Para a Tulha “a forte participação dos jovens converteu este encontro num decisivo instrumento de afirmação da voz do tecido associativo juvenil, contribuindo para a definição das Políticas Públicas de Juventude em Portugal”. |