S. João da Madeira acolhe 4º Congresso Europeu de Turismo Industrial e coloca a criação de uma rede europeia de turismo industrial como um dos grandes objetivos do evento. São dois dias dedicados ao debate sobre os diferentes estádios de desenvolvimento do Turismo Industrial, através da demonstração da forma como qualquer território pode iniciar esta atividade que visa manter viva a memória coletiva das regiões onde é implantado.
“Turismo Industrial, Uma Visão Global” é o tema de introdução, que contará como oradores Manuel Castro Almeida, presidente da Câmara de S. João da Madeira ou André Marcon, presidente da Assembleia de Câmaras de Comércio e Indústrias Francesas.
O primeiro painel abordará os avanços científicos no Turismo Industrial, seguido pela aplicação do conhecimento em experiências práticas. No último painel, serão apresentadas as melhores experiências territoriais.
S. João da Madeira foi pioneiro em Portugal na implantação de um circuito de Turismo Industrial, que inclui unidades históricas do concelho, como a Fepsa, a Viarco, a Helsar, a Heliotextil, a Cortadoria Nacional de Pêlo e a Evereste.
Para o presidente da autarquia, Manuel Castro Almeida, a realização deste 4º Congresso Europeu de Turismo Industrial “reforça a vontade de S. João da madeira em atrair turistas que procuram conceitos diferentes dos tradicionais”, frisando ainda que a aposta neste projeto “traduz a confiança que temos no futuro da indústria no nosso concelho”. |