O presidente da Câmara de Sever do Vouga, Manuel Soares, foi ontem recebido pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, para debater a reforma do mapa judiciário, cuja última versão prevê o fecho do tribunal daquele concelho do distrito de Aveiro.
Os presidentes dos municípios para onde a tutela preconiza o fecho de tribunais voltaram a expressar o seu descontentamento. “Houve uma oposição firme, reafirmada por todos os presidentes da câmara”, declarou o socialista Rui Solheiro, autarca de Melgaço e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Segundo este porta-voz, Paula Teixeira da Cruz manifestou abertura para analisar as razões apresentadas pelos autarcas de forma a rever os casos em que considere existirem razões para correcções.
Ainda assim, os presidentes de câmara mantêm-se apreensivos. “A nossa preocupação mantém-se, porque não nos foi comunicado que nenhum dos tribunais deixa de encerrar. O mapa que está em cima da mesa é o mesmo e a nossa preocupação também é a mesma: a retirada da justiça de proximidade de junto das nossas populações”, salientou.
|