Entre os dias 3 e 9 de Dezembro, Oliveira de Azeméis será a “capital” do futsal, com a realização da terceira edição do Torneio Mundial de Futsal Feminino, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A competição vai decorrer, principalmente, no Pavilhão Dr. Salvador Machado - alguns jogos da fase de grupos serão disputados no Pavilhão Municipal - e contará com a participação de dez selecções: Portugal, Brasil, Irão, Japão e Venezuela integram o Grupo A, enquanto Costa Rica, Espanha, Malásia, Rússia e Ucrânia formam o Grupo B.
Após a primeira fase da prova, as duas equipas melhor classificadas em cada um dos grupos disputarão o título e os outros lugares do pódio, enquanto as restantes vão disputar as posições do quinto ao décimo lugar.
“Este torneio será a antecâmara de um Campeonato do Mundo de Futsal Feminino”, sublinhou Fernando Gomes, o presidente da FPF, na apresentação do Mundial, que decorreu ontem em Oliveira de Azeméis. O dirigente salientou que esta realização constitui “um desafio à capacidade organizativa” e ao “profissionalismo” da Federação e da Autarquia, num esforço para convencer a FIFA, a entidade que manda no futebol mundial, a organizar um Campeonato do Mundo oficial. “A FIFA tirará ilações desta competição”, vincou Fernando Gomes.
O líder federativo falou a importância da divulgação do torneio mundial, realçando que será promovido “junto das escolas” do concelho, fazendo notar que a entrada nos pavilhões será gratuita.
|