Arranca esta segunda-feira a Semana Aberta da Ciência e Tecnologia. Reúne perto de 5 mil participantes na Universidade de Aveiro. É a 13ª edição da Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia em cinco dias de atividade com perto de 5 mil aspirantes a cientistas.
A abertura simbólica desta Semana é feita a partir das 14h00, pelo Reitor, Manuel António Assunção, que, acompanhado pelos participantes, assistirá a demonstrações e participará nas várias experiências.
Ao longo de toda a semana, o Campus Universitário em Aveiro, e os polos da UA em Águeda e Oliveira de Azeméis, transformam-se em gigantescos laboratórios, promovendo o contacto com o mundo do saber e do conhecimento científico, através de 270 sessões e mais de 140 atividades, organizadas por 18 unidades orgânicas da UA, e abertas à participação de toda a comunidade.
Crianças em idade pré-escolar, alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, secundário e ensino superior, professores e o público em geral, são convidados a participar em experiências, atividades laboratoriais, palestras, saídas de campo e exposições que aliam a arte à ciência, que transformam a ciência em espetáculo, que convidam a pôr as “mãos na massa” ou que, simplesmente, dão a conhecer as potencialidades da ciência e da tecnologia produzida na UA.
Entre as novidades desta 13ª edição estão as ofertas do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento que fará algumas intervenções relacionadas com a poluição fabril e sonora, na tentativa de chamar a atenção para os diferentes tipos de poluição que existem no dia a dia.
A Escola Superior de Saúde também vai apresentar, pela primeira vez, duas atividades relacionadas com a saúde em movimento e com os cuidados em meio hospitalar.
O Departamento de Comunicação e Arte leva para o palco científico instalações artísticas que põem à prova os segredos, as emoções e as sensações dos participantes, através da interação com os artefactos criados. As cinco experiências, todas de acesso livre, podem ser testadas junto à Livraria da UA, diariamente, entre as 10h00 e as 16h00. |