O Teatro Aveirense vai encher-se, este sábado, pelas 14h, de sonhos e sonhadores, de histórias de sonhos concretizados e de projetos incríveis a realizar. É o TEDxYouth@Aveiro – “Dream big, then do it”.
Miúdos e graúdos, que acreditam que tudo é possível, vão subir ao palco, partilhar ideias e inspirar uma plateia com mais de 300 pessoas. Este evento é organizado pelos jovens das escolas secundárias e profissionais da cidade de Aveiro é o único em Portugal este ano, a par dos cerca de 100 eventos TEDxYouth que também estão a acontecer por todo o mundo.
Um aspirante a astronauta, uma amante de física, uma defensora dos direitos humanos, um futuro CEO de uma empresa de dinâmica social na California, EUA, um desportista que deu a volta à sua vida numa canoa, são alguns dos jovens que prometem esgotar as cadeiras do Teatro Aveirense.
Para além dos oradores miúdos, destaque para oradores como Filomena Njassi da Academia UBUNTU e Aga Kahn, que vem falar de um projeto chamado Musqueba, e Luís Alves Monteiro, um gestor de marketing que em 1984 foi aos Jogos Olímpicos representar Portugal na modalidade do Pentatlo Moderno.
Luísa Pinto fala sobre a viagem à volta do mundo revelada no "Diario da Pikitim" e Patrícia Monteiro, responsável pelo "Molifest", fala do evento cultural que pretende dinamizar Aveiro.
Das escolas chegam oradores como Ana Jorge Vicente (Escola Secundária Jaime Magalhães Lima); Ana Luísa (Escola José Estêvão); Bruno Barroso (ES Mário Sacramento); Bruno Moreira (Escola Profissional de Aveiro); Inês Sá (Agora Aveiro); João Pedro Granjeia; Sara Sousa (ES Homem Cristo) e Vítor Cruz. Os anfitriões em palco são Pedro Tavares Lebre da Rocha e Joana Martinho Rocha.
Na equipa de performers destaque para Fubu Beatbox, Colégio D. José I com uma equipa de representação, um grupo de dança da Escola José Estêvão e o trio “Corda Solta”, formado por estudantes do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e por professoras da Oficina de Música de Aveiro. |