A história da vida atribulada do maior bailarino do século XX, com encenação de João Fino e interpretação de Bruno dos Reis, a partir dos diários de Nijinsky. “Nijinsky - O Bobo de Deus” é um projecto teatral de João Fino (encenação) e Bruno dos Reis (interpretação), em parceria com a Efémero- Companhia de Teatro de Aveiro, que estreia amanhã, pelas 21.30 horas. Em cena dias 17, 20, 21, 22, 23 e 24, o espectáculo tem a duração aproximada de 1.10 horas, sem intervalo, e dirige-se a maiores de 16 anos.
A ideia arrojada de criar uma peça sobre os quatro cadernos escritos por Nijinsky, numa fase em que a doença (esquoizofrenia) já o fragilizava muito, partiu do actor Bruno dos Reis. Uma ideia que esteve em “banho maria” durante anos, até porque estão em causa 400 páginas de texto, escritas de forma compulsiva durante seis semanas (antes de ser internado durante 30 anos), “e como não há peças de teatro que possam durar 10 horas, não seria possível fazer uma peça de teatro sobre estes textos”, disse o actor ao Diário de Aveiro, ainda que reconheça ser “um texto maravilhoso”.
A ideia esteve adiada até Bruno dos Reis encontrar João Fino, que se mostrou disponível para agarrar o projecto e, juntos, construírem a peça. Primeiro houve que escrever o texto para a peça, “o que não foi nada fácil atendendo à dimensão e intensidade do original”, depois começaram os ensaios, sendo que os primeiros três meses aconteceram na rua (por falta de espaço).
|