Jorge Sampaio e Eduardo Catroga vão depor ao Tribunal de Aveiro no próximo dia 27 de Novembro, como testemunhas abonatórias de José Penedos, o ex-presidente da REN e dos principais arguidos do processo Face Oculta.
O ex-Presidente da República fez questão de vir ao Tribunal de Aveiro, a fim de confirmar a boa imagem e a consideração que tem de José Penedos, tal como o fez já em relação ao antigo secretário de Estado socialista da Defesa e da Energia, durante a fase de instrução, o ano passado em Lisboa, dirigida pelo juiz Carlos Alexandre.
Eduardo Catroga, ex-ministro social-democrata das Finanças, é uma outra testemunha abonatória de José Penedos, estando prevista a sua inquirição também para o próximo dia 27.
O ex-secretário de Estado do Tesouro do Governo de José Sócrates, Carlos Costa Pina, também será inquirido no mesmo dia, segundo anunciou ontem de manhã o juiz Raul Cordeiro, que preside ao Colectivo do principal processo do Oculta.
As testemunhas de dois dos quatro antigos administradores da REN que são arguidos, José Penedos e Victor Baptista, começarão a ser ouvidas entre os dias 27 de Novembro e 7 de Dezembro, depois de todas as testemunhas abonatórias de Paulo Penedos e de Armando Vara.
O Tribunal de Aveiro inquiriu ontem Manuela Pinho, funcionária da contabilidade da empresa O2, de Ovar, a pedido do arguido Namércio Cunha, para testemunhar que era habitual o então director-geral da O2 movimentar dinheiro para as despesas de serviço.
|