A Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território já deu parecer sobre as propostas de agregação de freguesias.
O Concelho de Vagos deve ter menos 3 Freguesias. O parecer da UT sugere que se unam Fonte de Angeão com Covão do Lobo; Ponte de Vagos com Santa Catarina e Vagos com Santo António.
Em Albergaria foi aceite a deliberação da Assembleia Municipal com a agregação de Albergaria e Valmaior e ainda de Frossos e São João de Loure.
No caso de Aveiro foi aceite a proposta aprovada em Assembleia Municipal mas a Unidade Técnica admite que a redução inicialmente prevista de cinco freguesias possa confinar-se apenas a 4 freguesias de acordo com o documento aprovado na AM.
Em Estarreja o mapa vai resultar da proposta da UT uma vez que a AM se mostrou contra as agregações. A Unidade Técnica propõe a fusão de Veiros com Beduído (sede de concelho) e Fermelã com Canelas.
Ílhavo, com quatro freguesias, não tinha qualquer obrigação ao nível da redução e a UT decidiu aprovar a manutenção do atual quadro.
Recorde-se que esta é uma iniciativa contestada pela Associação Nacional de Freguesias que pede a suspensão do processo admitindo-se mesmo o recurso aos tribunais para travar a reforma. |