“Era uma vez uma fada que não parecia uma fada. Normalmente, as fadas têm a pele muito branca, cabelos loiros muito compridos, longos vestidos de seda às cores, umas asinhas nas costas quase transparentes para poderem voar e uma varinha de condão na mão para fazerem magias” - começa assim “A Fada Amora”, um conto sobre a amizade entre uma fada e um menino chamado Tomás.
“A Fada Amora” é uma das histórias para crianças que Ivar Corceiro alojou no ‘site’ Adormecer (www.adormecer.pt), um projecto que criou nos últimos dias após ter caído no desemprego. Técnico no Centro Multimeios de Espinho durante vários anos, este aveirense de 41 anos viu-se subitamente sem emprego - pretexto para concretizar o “sonho antigo” de criar a sua própria editora de livros infantis.
Ivar Corceiro tem uma filha, agora com 13 anos, a quem todos os dias lia uma história para adormecer. Cada conto era improvisado e depois registado “onde calhava” - em cadernos ou “até em guardanapos”. Assim acumulou “centenas” de pequenas histórias - algumas das quais começam agora a sair da gaveta e a ser publicadas no ‘site’.
|