Promover estilos de vida saudável à população da freguesia de Avelãs de Cima é o objetivo da campanha de sensibilização “SEP – Saúde em Primeiro”, apresentada na sexta-feira, dia 26 de outubro, na sede da Junta de Freguesia.
A campanha, englobada no plano de atividades para o ano 2012 da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, foi apresentada por quatro jovens voluntários, residentes na freguesia: Pedro Veiga, Sílvia Tomás, Rita Reis e Hugo Pereira (Patrícia Almeida também fez parte do projeto, mas por motivos pessoais não pôde continuar).
“É uma inovação da Junta de Freguesia”, explicou o autarca, Manuel Veiga. “Para além do nosso plano de atividades incluir este projeto, entendemos que também devíamos dinamizar alguns jovens para o mesmo. Esta é um freguesia desertificada e a integração destes jovens na vida pública é muito importante.”
Apresentação
A primeira ação tem como público-alvo as crianças, por isso será promovida em meio escolar. “Já falámos com todos os professores das escolas primárias da freguesia e vamos fazer uma mini-formação em que a roda dos alimentos será o ponto de partida”, adiantou Pedro Veiga. A ideia principal passa por explorar a roda dos alimentos, identificar alimentos a evitar e promover hábitos de saúde e higiene às crianças da freguesia.
A formação decorrerá, no dia 9 de novembro, nas EB1 de Avelãs de Cima e Pereiro; e no dia 16 de novembro, na EB1 de Boialvo.
A segunda ação passa pela promoção nas associações, através da elaboração de quatro cartazes, para quatro diferentes faixas etárias. Estes cartazes, espaçados de 15 em 15 dias, serão distribuídos em vários pontos de interesse, focando mais as associações, embora também se pretenda que os cartazes cheguem a outros locais, como escolas, centros de saúde e farmácias. O primeiro cartaz foi distribuído no dia de apresentação da campanha.
A terceira e última ação passa pela elaboração de um suplemento ao Boletim Informativo da Junta de Freguesia, distribuído por todas as residências.
Para já, o principal público-alvo da campanha são as crianças que frequentam as escolas primárias. “Pretendemos, mais tarde, chegar de forma mais assertiva ao pré-escolar e aos idosos. Esse é o objetivo, mas não a curto prazo. Tudo depende da forma como correr o projeto este ano”, admitiu o voluntário. Os jovens estão disponíveis para dar continuidade ao projeto mas, “se não formos nós, podem ser outros jovens da freguesia”.
A campanha “SEP – Saúde em Primeiro” não excederá os 150 euros, custos associados a t-shirts, cartazes e um rol-up. “Tudo o resto é voluntariado destes jovens”, frisou o presidente da Junta, Manuel Veiga.
Oriana Pataco
oriana@jb.pt
|