Empresários de Santa Maria da Feira contactaram a Câmara Municipal para se inteirarem do processo de estreitamento de relações entre o município e a Comunidade Urbana de Kenitra, visando a possibilidade de buscarem em Marrocos boas oportunidades de negócios, segundo anunciou Emídio Sousa, o vice-presidente do executivo.
O autarca apresentou este desenvolvimento no debate do ponto da ordem de trabalhos da última reunião de Câmara que levou à aprovação da “minuta” do protocolo de cooperação entre a Feira e a cidade marroquina.
Emídio Sousa ainda anunciou que, no início do próximo ano – em Janeiro ou Fevereiro –, uma delegação do município de Santa Maria da Feira deslocar-se-á a Kenitra, para assinar o protocolo que vai passar a reger as relações entre as duas comunidades e entidades político-administrativas.
Referindo-se à recente visita de uma comitiva daquela cidade de Marrocos ao concelho, fez notar que os responsáveis marroquinos “ficaram bastante agradados” com os contactos mantidos, que incluíram visitas a instituições do ensino e a várias empresas.
“Kenitra tem uma zona franca”, salientou Emídio Sousa, acrescentando que Marrocos tem acordos de comércio com os Estados Unidos da América e com países do mundo islâmico, que poderão potenciar parcerias empresariais e trocas comerciais. “É uma excelente oportunidade para os empresários feirenses que se queiram internacionalizar”, considerou.
|