A vida e a obra de Santa Joana, padroeira da cidade, estiveram em destaque, ontem à tarde, naquela que foi a sessão inaugural do programa de comemoração do Centenário do Museu de Aveiro, numa organização da AMUSA – Associação dos Amigos do Museu de Aveiro e a direcção da unidade museológica. A cerimónia contou com a participação do Bispo de Aveiro, D. António Francisco, que proferiu uma pequena oração junto ao túmulo de Santa Joana, evocando todos os que já trabalharam no museu e faleceram.
Coube, depois, ao vigário geral da diocese, monsenhor João Gaspar, realizar uma palestra histórica acerca de Santa Joana e da sua presença e memória secular no Mosteiro e em Aveiro. Monsenhor João Gaspar evocou a vida da princesa nascida em 1452 - filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel - e que em 1472 veio para Aveiro, mais concretamente para o Convento de Jesus.
A princesa Joana foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII, e o Papa Paulo VI, a 5 de Janeiro de 1965, declarou-a especial protectora da cidade de Aveiro.
|