A Ordem dos Engenheiros promove um encontro sobre o tema "Apresentação de Projetos realizados com Tubos de Polietileno de Alta Densidade – PEAD, de grandes dimensões". É o habitual encontro da última sexta-feira do mês. Sessão às 18h30 nas instalações da Delegação Distrital de Aveiro. O orador é Manuel Carlos Vaz Pereira (Engenheiro Mecânico) formado no Instituto Superior Técnico.
A tecnologia de soldadura de tubagens de grande diâmetro em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) tem sido desenvolvida em Portugal desde a década de 90 do século passado. Na altura, o primeiro emissário de saneamento na Península Ibérica com 1600mm foi produzido em Portugal.
A ligação a empresas fabricantes de tubagem permitiu desenvolver na prática esta tecnologia e colocar Portugal no topo dos países onde este tipo de tubagem foi mais aplicado, sobretudo ao nível dos emissários submarinos (caso do emissário da SIMRIA em S. Jacinto, instalado em 1998).
No início do novo século, e com a escassez de obras no país, foi necessário expandir o que se tinha já realizado em Portugal, e com os avanços da tecnologia foi possível aumentar a gama das tubagens em PEAD sujeitas a este processo de soldadura.
Hoje em dia é já possível soldar tubagens PEAD com diâmetros até 2500mm e espessuras até 119mm, suportando pressões até PN8 (bar), trabalhos estes concretizados por técnicos portugueses e equipamentos únicos no mundo. |