O “Roteiro Itinerante de Participação” foi selecionado em votação pública como um dos projetos do Orçamento Participativo de Aveiro. Élio Maia confirmou essa “escolha”, através de votação online, e o movimento já reagiu publicamente congratulando-se “com a forma como a proposta foi concebida, num trabalho conjunto e profícuo entre técnicos municipais do Gabinete do Orçamento Participativo e da Educação e o coletivo de cidadãos”.
Recorde-se que o movimento cívico “Amigos da Avenida” têm mantido posições divergentes sobre alguns projetos de investimento municipal mas no caso do Orçamento Participativo há elogio à forma como se desenrolou o trabalho. Para José Carlos Mota este é mesmo “um exemplo de como a gestão de propostas de transformação da cidade pode ser feita de diálogos, entendimentos e partilhas”.
“Queremos lançar um roteiro itinerante de participação para mobilizar a energia cívica que a ponte pedonal criou e canalizá-la para a construção da cidade em debates e fóruns à escala local. Exatamente aquilo que deveria ter ocorrido na ponte e achamos que não ocorreu e que queremos promover agora”.
Quanto ao futuro do movimento continuará com a mesma informalidade que assumiu à nascença. Não pretende assumir-se como associação de direito. “Este movimento cívico terá sempre este caráter informal. Não precisamos disso para desenvolver as iniciativas”. |