A Câmara de Ovar vai apoiar crianças e jovens de etnia cigana de estratos sociais desfavorecidos. Aderiu ao projeto “Agitana-te – E5G” e aprovou a proposta de acordo de consórcio com a delegação de Ovar da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo em vista a candidatura do projeto “Agitana-te – E5G” ao Programa Escolhas – 5ª Geração.
Segundo a autarquia “este projeto surge da necessidade de dar resposta a um conjunto de problemáticas existentes no concelho de Ovar, direcionadas a crianças e jovens de estratos sociais mais desfavorecidos, pertencentes às comunidades de etnia cigana, nas freguesias de Ovar, S. Vicente de Pereira e Válega, que vivem em contexto de vulnerabilidade à pobreza e exclusão social”.
O promotor deste consórcio é a delegação de Ovar da Cruz Vermelha, tendo como parceiros a Câmara Municipal de Ovar, a Junta de Freguesia de Ovar, o Agrupamento de Escolas de Ovar, o Agrupamento de Escolas Ovar Sul, a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ovar, a Fundação Padre Manuel Pereira Pinho e Irmã, o ACES – Baixo Vouga III – Centro de Saúde de Ovar e o Grupo de Ação Social de S. Vicente de Pereira.
Decisão tomada na reunião de Câmara desta semana em que foi aprovado o Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo. Em cima da mesa estava a proposta de alteração para abranger Grupos e Escolas do Carnaval. Alteração proposta resulta da extinção da Fundação do Carnaval de Ovar e consequente assunção, pela autarquia, da organização dos festejos. |