A construção do novo Centro Cultural de S. João de Loure, uma obra avaliada em 1,1 milhões de euros, arranca amanhã com a cerimónia de lançamento da primeira pedra (14.30 horas).
Segundo a Câmara, promotora da obra, o projecto é “há muito desejado pela população da freguesia”, que tem uma actividade cultural “muito considerável”, especialmente na área da música, com duas bandas e respectivas escolas de formação.
A construção do Centro Cultural é realizada no âmbito da “estratégia” que a autarquia delineou na Nova Agenda para a Cultura e Criatividade, que, entre outras iniciativas, prevê a construção de equipamentos que funcionem “em rede” servindo “todo o município”, quer como espaços de formação artística quer como salas de espectáculo.
Além do Centro Cultural de S. João de Loure, esta malha de edifícios culturais é constituída pelo Centro Cultural da Branca e pelo Cineteatro Alba – este último é visto como a “âncora de todo o projecto”, assumindo-se como um “grande pólo de dinamização cultural e económica” de Albergaria-a-Velha.
|