Ao fim de uma maratona nocturna de quase cinco horas, e de algumas exaltações, os partidos da oposição (PSD e CDS) ao executivo municipal (PS) conseguiram, anteontem a noite, fazer vencer a sua proposta de um novo mapa de freguesias para o concelho, que passa das actuais 20 juntas de freguesia para apenas 11.
Contra a vontade de alguns presidentes de junta, que não gostaram de ver a sua freguesia agregada, e contra a vontade da bancada socialista, que não pretendia apresentar qualquer proposta de agregação, considerando a ambiguidade da lei, que não determina competências, nem estabelece formas de financiamento paras as futuras autarquias.
Assim, com 23 votos a favor e 17 contra, a proposta aprovada e que será remetida à Assembleia da República estabelece a união das freguesias Águeda/Borralha, Trofa/Segadães/Lamas, Belazaima do Chão/Castanheira do Vouga/Agadão, Barrô/Aguada de Baixo, Travassô/Óis da Ribeira, Recardães/Espinhel e Préstimo/Macieira de Alcoba. As freguesias que permanecem inalteradas são Aguada de Cima, Fermentelos, Macinhata do Vouga e Valongo do Vouga.
|