O último feriado nacional do 5 de Outubro será comemorado hoje, mas em Aveiro não há informação de que a data seja assinalada com qualquer programa festivo. De forma completamente diferente foi assinalada, há dois anos, em Aveiro e outros pontos do país, de forma intensa, naturalmente, na comemoração os 100 anos da Implantação da República, quando as acções tiveram a adesão por variadas organizações e movimentos.
A única referência de hoje da data será incluída no programa “Visitas Culturais”, hoje dedicada à freguesia de Aradas. A partir das 17 horas, o momento “Vivência da casa Queirosana” com uma visita ao exterior, um espaço que marcou o movimento liberal do paladino Conselheiro José Joaquim de Queirós de Almeida e da esposa Teodora Joaquina de Almeida. Nesta casa, onde passou a infância, em Verdemilho, refugiou-se Eça de Queirós, por participar nas revoltas liberais. A seguir está programada uma visita, com permissão dos herdeiros, à zona da Quinta da Boavista, propriedade de republicanos e ao esteiro de S. Pedro ao Crasto.
Não sendo conhecida outra acção programada por um organismo, poderá acontecer algum momento, espontâneo ou organizado, como já foi sugerido nas redes sociais. Foi lançada a sugestão de uma concentração na Praça da República, cuja adesão só será confirmada durante o dia.
|