Depois dos fóruns da juventude, Ílhavo cria o Fórum da Maioridade que vai funcionar nos antigos lavadouros da Cale da Vila onde funcionava um infantário. Um novo espaço vocacionado para seniores e que o presidente da Câmara de Ílhavo formaliza, hoje, às 18h30. No mesmo espaço será apresentada a revista “Maior Idade – a Nove”.
“Vai ter sede na cidade da Gafanha da Nazaré. Já foi lavadouro, depois espaço para um conjunto de asneiras e mais tarde adaptámos o edifício a jardim -de-infância. Há uma dezena de entidades que vão dar vida ao espaço. Até final do ano a competência deve estar a funcionar”.
Este anúncio assinalou o arranque da Semana da Maior Idade na abertura do seminário que debate o “envelhecimento”. Repensar os conceitos é um dos propósitos. Paulo Costa, vereador da autarquia responsável pelo pelouro de ação social, lembra que nos últimos anos aumentou a esperança de vida e mudaram-se os hábitos dos seniores.
“Um dos desafios é repensar o envelhecimento. Há 20 anos era uma coisa e hoje é outra. E ainda bem. As pessoas vivem mais e isso obriga a sociedade a pensar de outra forma. Hoje sentimos que ser velho não é sinónimo de fim de vida. As pessoas continuam ser úteis à sociedade”.
O programa da Maioridade inclui três viagens com o envolvimento de cerca 1500 Seniores. A primeira será no dia 11 a Santarém e Fátima. A segunda no dia 12 a Lamego (N.ª Sr.ª dos Remédios) e Peso da Régua e a terceira, no dia 13, a Ponte de Lima e Vila Praia de Âncora (almoço convívio com animação musical)).
A Feira/Exposição “Viver Solidário”, com trabalhos desenvolvidos pelas várias IPSS do Município de Ílhavo e dos Espaços MaiorIdade, arranca apenas na próxima sexta-feira, às 11h00, no Jardim Oudinot, decorrendo até domingo, dia 16 de setembro. |