Cinco anos após a abertura do último equipamento a fazer parte da Rede Integrada de Instalações Aquáticas do Município, a Divisão de Desporto da Câmara Municipal apresentou os mais recentes dados sobre a evolução das três piscinas municipais - Albergaria-a-Velha, Branca e S. João de Loure. Em relação aos acessos, registaram-se, em média, mais 5.429 entradas mensais, o que representa um aumento de cerca de 116 por cento. Só neste ano lectivo, registaram-se 111.386 acessos.
A Escola Municipal de Natação (EMN) de Albergaria-a-Velha, com um valor médio mensal de 1.358 alunos inscritos, oferece uma grande variedade de serviços, desde aulas de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, aperfeiçoamento das técnicas de nado até à hidroginástica, entre outros. Tendo em conta a lotação definida no início de cada época, que tem em conta características físicas e técnico-pedagógicas dos equipamentos, a taxa média de ocupação dos serviços disponibilizados pela EMN, na época passada, foi de 70 por cento, sendo que, na Piscina de S. João de Loure, esta taxa chegou mesmo aos 82 por cento. Há cinco anos, a percentagem de ocupação era pouco mais do que metade da lotação definida, cerca 55 por cento. Quanto aos serviços mais procurados na EMN, as aulas para crianças e jovens correspondem a 38 por cento dos inscritos, seguindo-se a Hidroginástica, que abarca 28 por cento dos utentes.
Um dado curioso a salientar é que a população sénior, com mais de 65 anos, está a aderir com maior frequência à actividade física desenvolvida pela EMN. Actualmente, corresponde a 15 por cento das inscrições. Por outro lado, pode-se destacar, ainda, que cerca de 30 por cento dos alunos vêm de municípios vizinhos, o que significa que a qualidade das instalações e dos serviços prestados em Albergaria-a-Velha atraem muitas pessoas de fora do concelho.
|