A PSP de Aveiro procedeu à expulsão de quatro pessoas que ocupavam “abusivamente" as antigas instalações do Hospital Miguel Bombarda, localizadas em São Bernardo, com condições precárias de habitabilidade.
O grupo, constituído por uma mulher e três homens, com idades compreendidas entre os 29 e 44 anos, dormia em camas improvisadas e a polícia veio a constatar que tanto os indivíduos como os seus cães e gatos “faziam as necessidades fisiológicas no chão, em qualquer compartimento do edifício, dando origem a cheiros nauseabundos”. No local foram, ainda, encontrados ratos mortos e vestígios de estupefacientes.
Propriedade da Autoridade Tributária e Aduaneira, o antigo Hospital de Saúde Mental, que está à responsabilidade da Junta da Freguesia de São Bernardo, tem estado devoluto, sem água e electricidade, “apresentando sinais de degradação, perigo de desabamento em alguns espaços e evidente precariedade, relativamente às condições de higiene”.
“Os moradores da zona envolvente ao edifício tinham, já, mostrado a sua preocupação junto das autoridades competentes, alegando perigo [...], uma vez que as pessoas que ali se deslocam, supostamente, estão, de alguma forma, ligadas à droga e ao álcool, suscitando na população um crescente sentimento de insegurança e intranquilidade”, explicou a PSP.
|