O Bloco de Esquerda questiona o Governo sobre a situação laboral na empresa “SOSAC – Sacos e saquetas. Lda” uma vez que não percebe a mensagem dirigida aos trabalhadores para que procurem trabalhos.
Segundo o BE, a administração da empresa situada na freguesia de S. Paio de Oleiros, Concelho de Santa Maria da Feira, terá informado “os trabalhadores que não lhe pagará o salário no fim deste mês (setembro), afirmando que não têm dinheiro. Inclusive os administradores dizem aos trabalhadores para tentarem arrumar um novo emprego, já que a empresa não é viável”.
A falta de dinheiro é o argumento invocado mas há surpresa uma vez que “a empresa teve sempre encomendas e nunca foi visível aos trabalhadores qualquer problema de ordem económica”. Segundo nota do BE, “durante os últimos meses, os trabalhadores foram pressionados para cumprir ritmos de trabalho acima do normal, bem como para a realização de trabalho extraordinário”.
Adianta, ainda, que “no passado mês esta empresa recorreu a trabalhadores externos para conseguir cumprir os prazos de entrega aos seus clientes, quando agora, um mês depois, a administração afirma que a empresa não tem viabilidade”.
Pedro Filipe Soares pede esclarecimentos ao Governo sobre o futuro de vinte e cinco postos de trabalho “que são mais umas vítimas de um modelo de desenvolvimento assente no esclavagismo vil, que tem a cobertura dos capatazes nacionais, que são meros serviçais dos algozes transnacionais que detêm o poder, fora do quadro democrático”. |