A Câmara da Murtosa vai ser confrontada com uma petição contra a realização de uma tourada na praia da Torreira no próximo domingo. Além da petição, há cidadãos que estão a enviar cartas de protesto contra um espetáculo que dizem viver do sofrimento dos toiros. Os subscritores da petição disponibilizada no facebook dizem que “ a Murtosa não tem nem nunca teve tradição de touradas”.
Lembram que há autarquias que se estão a demarcar deste tipo de iniciativas dando como exemplo Guimarães, Chaves, Maia e Viana do Castelo. A praça de touros está instalada junto ao parque de campismo.
“A Torreira é conhecida pelas suas atividades náuticas, pela sua hospitalidade, pela sua dignidade. Está nas mãos da autarquia preservar esses valores positivos e elevados e fazer com que não passe a ser tristemente célebre por albergar práticas que envolvem sofrimento e sangue”, diz a carta que serve de modelo à contestação.
Os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Brito Paes e Marcelo Mendes fazem parte do cartel que deverá merecer o protesto no domingo em ambiente “pacífico” segundo dizem os contestatários nas redes sociais. |