Está em fase de arranque o IV passeio BioRia em Kayak pelas Ribeiras de Veiros. Cerca de 150 participantes exploram a Ria de Aveiro a bordo de um kayak. O desafio lançado pela Junta de Freguesia de Veiros e pelo projeto BioRia volta a ter uma adesão expressiva.
Ao longo de mais de uma hora, os canoístas contemplam dois quilómetros de pura beleza natural no IV Passeio em Kayak pelas Ribeiras de Veiros. O ponto de encontro está marcado para as 9h, junto à Ribeira de Veiros. Após um passeio a pé, os participantes embarcam na Ribeira da Moita.
De registar que em apenas 3 horas esgotaram as inscrições para esta quarta edição. Os 150 lugares disponíveis foram assim ocupados logo no primeiro dia de inscrições (1 de agosto).
O passeio em kayak dá a conhecer uma parte do percurso pedonal e ciclável das Ribeiras de Veiros. Ao longo dos cerca de 7 km atravessa canais, valas e esteiros, sapais, juncais e caniçais, campos agrícolas, áreas com pequenos bosques na proximidade das marinhas, pertencentes a um ecossistema que alberga espécies únicas de fauna e flora.
Com o seu início na Ribeira Nova, o percurso passa pelas várias Ribeiras de Veiros (Nova, Veiros, Moitela, Tralhinha e Moita), terminando no histórico Esteiro de Estarreja que foi no século passado o segundo maior porto de Sal da Ria de Aveiro.
Também para este sábado, o BioRia sugere duas atividades no âmbito do programa nacional Ciência Viva no Verão, uma visita a pé ao Rio Jardim, a partir das 9h15, e uma visita noturna ao Percurso de Salreu com uma sessão de astronomia, às 21h, junto ao Centro de Interpretação Ambiental. |