Já foram cumpridas as regatas da Classe Optimist integradas na Semana Internacional de Vela da Costa Nova. Divididos pelas categorias “Competição” e “P” de acordo com as suas competências, os quarenta e dois velejadores presentes debateram-se, no primeiro dia, com condições atmosféricas duras para a sua idade.
Na terça feira o vento chegava frequentemente aos 18 nós de SW, pelo que a Comissão de Regata mandou para terra os menos experientes com apenas 1 regata realizada, enquanto que a categoria de Competição fez 4, menos duas do que o previsto.
Já na quarta feira, o tempo melhorou com ventos igualmente de SW mas com não mais de 10 nós de velocidade, o que permitiu realizar 4 regatas com os “P” e 7 com os mais avançados.
De salientar a presença de muito público a acompanhar na margem a evolução dos jovens atletas, em especial no segundo dia, em que a meteorologia foi mais favorável.
Na categoria “competição” a liderança é atualmente ocupada pelo Miguel Santos, do CVCN, seguido pelo Tomás Barreto, do Clube Naval de Cascais, e por Patrícia Bastos, também do CVCN. Na categoria “P”, os lugares do pódio são ocupados pelo Gonçalo Borges, da NADOvar, por Manuel Teixeira e por João Cruz, ambos do CVCN.
A classificação final será conhecida no próximo sábado, após a realização da regata “4 Horas da Costa Nova”, prova cujas classificações têm metade do peso das que agora foram disputadas.
O programa da Semana Internacional prossegue esta quinta e na sexta feira com as regatas de vela ligeira. |