O Sporting Clube de Aveiro e a Associação Académica da Universidade de Aveiro” estão representados pela equipa da classe 420 no Campeonato do Mundo.
Pedro Prado e Castro e Diogo Lopes orientados pelo treinador Mário Coutinho marcaram presença no “Campeonato do Mundo da Classe 420” que se realizou na Áustria de 27 Julho a 5 de Agosto, no Lago Neusiedl.
Esta prova contou com a presença de 108 embarcações de 28 países, estando Portugal representado por 7 tripulações, sendo a única equipa representante da zona centro do país.
Nos 3 primeiros dias do Campeonato, as 108 equipas foram divididas aleatoriamente em três frotas de 36 embarcações, para apurar as equipas que iriam integrar as frotas de ouro, prata e bronze.
Ao longo destes 3 dias realizaram-se 6 regatas, com os 2 primeiros dias a correrem menos bem para a dupla aveirense, tendo obtido no primeiro dia um 32º, 20º e 30º lugares. Já no segundo dia, na 1ª regata em que iam em 6º lugar acabaram por ser desclassificados pelo júri, sendo penalizados com a pontuação máxima (DNE/37) não podendo descartar esta regata, obtendo de seguida na 2ª regata um 13º lugar, mais condizente com a real valia da equipa.
No 3º dia, apenas se realizou uma regata devido à falta de vento, com Pedro Prado e Castro e Diogo Lopes a obterem o 14º lugar, sendo a equipa apurada para o grupo de bronze, falhando o apuramento para o grupo de prata por escassos 10 pontos, fruto da regata em que foram penalizados.
Após um dia de descanso, a equipa realizou 4 regatas nos restantes 3 dias do campeonato, obtendo um 11º, 8º, 9º e 13º lugares nas 36 embarcações presentes na frota de bronze, terminado assim o campeonato na 78ª posição nas 108 embarcações presentes.
O Sporting de Aveiro considera a prestação como “extremamente positiva” salientando que a mesma equipa conseguiu igualmente o apuramento para o “Campeonato Europeu de Juniores Classe 420” que se realiza em Itália, entre 9 a 17 de Agosto, em “Fraglia Vela Riva” (Lago Garda), naquela que constitui apenas a sua 2ª época nesta Classe. |