Acaba de assumir as funções de director do IPAM de Aveiro. Como está a encarar este desafio?
Mais do que um desafio encaro este projecto como uma missão. Como antigo aluno do mestrado em Gestão de Marketing do IPAM de Aveiro, tenho uma visão externa da instituição que agora é complementada pela perspectiva interna, o que acaba por se tornar muito útil na gestão e delineação da estratégia para o IPAM de Aveiro.
Quais são os principais objectivos que espera concretizar na liderança da escola de Aveiro?
Aquilo que pretendo para o IPAM de Aveiro é dar aos nossos alunos uma experiência de ensino diferenciada. Essa diferenciação passa muito por reinventar a relação com o exterior, potenciar a visibilidade das competências do aluno IPAM, incutir uma forte componente empresarial na componente de ensino e atribuir acesso privilegiado ao mercado de trabalho aos nossos alunos.
Quantos alunos tem neste momento a instituição?
Contamos iniciar este ano lectivo com cerca de 220 alunos nos diversos cursos que dispomos.
Haverá novos cursos no próximo ano lectivo?
O IPAM de Aveiro decidiu apostar fortemente na licenciatura e mestrado em Gestão de Marketing, bem como em pós-graduações nas mais diversas áreas do marketing.
O marketing ainda é uma área com uma boa taxa de empregabilidade?
Há poucos dias foram divulgados os rácios relativos às taxas de empregabilidade dos cursos superiores públicos e privados. Trata-se de uma excelente forma de avaliar a aceitação no mercado por parte dos estudantes formados em cada instituição de ensino. Em relação ao IPAM de Aveiro, destacam-se os 92,6 por cento dos alunos formados no IPAM – The Marketing School de Aveiro, entre 2001 e 2010, que conseguiram um lugar no mercado de trabalho, contrariando, assim, o actual contexto económico que o distrito atravessa. Em Portugal, nenhuma escola na área de marketing consegue atingir estes valores.
E a que se deve esse sucesso dos cursos de marketing?
Mais do que um sucesso dos cursos de marketing, é um sucesso dos cursos de marketing do IPAM de Aveiro, ou seja, as elevadas taxas de empregabilidade demonstram que os empresários sabem valorizar o aluno formado pelo IPAM Aveiro. É certo que o curso de marketing é per si dotado de uma forte vertente de empreendedorismo e visão corporativa abrangente, o que, na actual conjuntura económica, é uma vantagem, mas a excelência e constante inovação que privilegia o pensamento outside the box praticada no IPAM de Aveiro é um factor crucial.
|