Projeto GIROS, das Florinhas do Vouga, pode perder o apoio do Ministério da Saúde.
O deputado do PS, Filipe Neto Brandão, suscita a questão da continuação do apoio e pergunta ao Ministro Paulo Macedo se este “irá tomar providências para que o Ministério da Saúde continue a garantir o seu financiamento”.
A pergunta formulada por Filipe Neto Brandão dirige-se diretamente ao Ministro da Saúde, e surge na sequência da audição à equipa ministerial na Comissão Parlamentar de Saúde.
O Projeto GIROS está em desenvolvimento desde 2008, pela instituição Florinhas do Vouga, corre agora o risco de acabar no final do próximo mês.
“Trata-se de um projeto na área da Redução de Riscos e Minimização de Danos, sem paralelo na área territorial abrangida, que, em média, tem acompanhado mais de meia centena de utentes/mês, número este que tem vindo tendencialmente a aumentar nos últimos meses” recordou o deputado de Aveiro.
O término do projeto, ou a sua interrupção, poderia vir a quebrar os laços de confiança que hoje existem, principalmente junto da população toxicodependente em risco de exclusão social. |