Ciente do facto de que cada vez mais a inteligência emocional “tem-se mostrado como estruturante no crescimento das pessoas e das organizações”, a EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo, em Oliveira de Azeméis, assumiu a dianteira do Programa MQ – Aprender a Ser Feliz, através do qual estão a ser implementados Clubes de Inteligência Emocional nas escolas portuguesas.
Numa altura em que esta experiência educativa é já realidade em 20 estabelecimentos de ensino, abrangendo cerca de 350 alunos e respectivos encarregados de educação, o objectivo é o de fazer crescer este número em todo o país.
E, na senda desta meta, o ano 2012 fica marcado pela realização daquele que foi I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação que decorreu na freguesia de S. Roque, cuja EB 2,3 local é, aliás, estabelecimento sede do projeto “Clube de Inteligência Emocional na Escola” (CIEE).
Foi “um evento importante para a escola, para a educação e para o próprio concelho de Oliveira de Azeméis”, considerou António Figueiredo, presidente da comissão organizadora do congresso.
“É preciso partilhar recursos e técnicas educacionais que possam facilitar e promover o desenvolvimento emocional, cognitivo e social desde a infância, como um modelo de atuação envolvendo a escola, a família e a comunidade”, acrescentou aquele responsável, que também é director do conselho executivo do Agrupamento de Escolas S. Roque/Nogueira do Cravo, e que usava da palavra durante os trabalhos do Congresso.
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