Arranca hoje o programa “viver a ria”. Ação desenvolvida até domingo no arruamento junto ao Fórum. Iniciativa da Câmara de Aveiro em parceria com a Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro que engloba várias iniciativas de índole cultural a patrimonial. Destaque para a sétima edição da Feira de Sal num programa que procura “difundir e dar a conhecer os valores patrimoniais locais e promover o sal marinho artesanal e a Ria de Aveiro.
A Feira de Sal que reúne 15 participantes estará implantada na Rua Homem Cristo e funcionará todos os dias das 15h00 às 23h00 com representações do Ecomuseu Marinha da Troncalhada, Universidade de Aveiro com a Marinha Santiago da Fonte, Salineira Aveirense, Beleza do Sal, Ilha dos Puxadoiros, Sal do Sol, Visita temática “O Sal” de Aveiro, Turismo do Centro e Centro de Informação Europe Direct Aveiro.
De Ílhavo, irá a empresa “Sal Tal e Qual. Da Figueira da Foz contar-se-á com o Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz, Casa do Sal da Figueira da Foz e Amor com Sal Q.B. – Salina Doutores – Ilha da Morraceira. De Castro Marim estará “Salmarim”. O Musée Port des Salines de França também se fará representar.
O programa de “Viver Aveiro” contempla ainda atividades de sensibilização patrimonial, de enriquecimento cultural, de caráter lúdico e também de natureza pedagógico-didáticas.
Em simultâneo, 26 restaurantes da cidade vão participar no evento ao confecionarem os seus pratos com sal marinho artesanal. |