A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro concebe espaço interativo de ciência em Cabo Verde. A inauguração está marcada para esta segunda-feira na cidade da Praia. A estrutura de promoção da cultura científica e tecnológica ligada à Universidade de Aveiro idealizou e concebeu um centro de ciência na cidade da Praia, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de conteúdos, materiais e atividades de programação do espaço.
A cerimónia de inauguração do primeiro Centro Interativo de Ciência em Cabo Verde, designado «Casa da Ciência», realiza-se no dia 9 de julho, às 10h00 (hora local). Confirmadas na sessão, estão já as presenças do Primeiro-ministro e do Ministro da Ciência de Cabo Verde e do Reitor da Universidade de Aveiro.
O Centro de Ciência é constituído por um espaço interativo sobre radiação infravermelha e espetro eletromagnético, uma exposição de hologramas com oficina de hologramas riscados, uma sala de projeção com oficinas experimentais e um laboratório de ciência dedicado às áreas da física, química, biologia e geologia. Este laboratório possui um conjunto de 10 equipamentos laboratoriais e 24 kits experimentais educativos. Os conteúdos do laboratório podem ser dinamizados na Casa da Ciência ou em itinerância nas escolas e saídas de campo.
Todos os kits, dispositivos, módulos e exposições foram produzidos pela Fábrica, estando a imagem dos conteúdos e do espaço a cargo do Gabinete de Imagem da Fundação João Jacinto de Magalhães/UA.
«Este projeto de parceria - entre a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação cabo-verdiano - pretende criar condições materiais e humanas para a implementação de um programa de divulgação científica junto da população de Cabo Verde. Para tal, numa segunda fase, está já prevista a criação de uma segunda “Casa da Ciência” no Mindelo e a implementação de um programa de atividades em rede, de modo a abranger todas as ilhas do País», adianta Pedro Pombo, Diretor da Fábrica, em Aveiro.
Este projeto é financiado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde e apoiado pela UNESCO. |