O deputado do PSD Ulisses Pereira, eleito pelo círculo de Aveiro, defendeu no plenário da Assembleia da República a constituição de um grupo de trabalho para tratar das questões relacionadas com a primeira venda de pescado fresco e com o modelo de funcionamento das lotas em Portugal.
O parlamento discutia dois projetos de resolução, o primeiro dos quais recomendando ao governo que estabeleça o leilão crescente na venda de pescado congelado ou proveniente de aquicultura.
“Respeitando a bondade das intenções que estão subjacentes a esta iniciativa legislativa, vamos votá-la favoravelmente, temos no entanto dúvidas sobre a eficácia das recomendações propostas” referiu o deputado aveirense, sublinhando que as vendas em lota do pescado proveniente de aquicultura é inferior a 0,5 por cento do total produzido, já que a esmagadora maioria deste tipo de pescado é transacionada através de contratos de abastecimento.
Para Ulisses Pereira, “o que mais preocupa é o que se passa na primeira venda do pescado fresco, com reflexos muito diretos nos rendimentos dos pescadores e armadores”. |