A Câmara de Ílhavo prepara-se para alterar alguns sentidos de trânsito nas imediações do casco antigo de Ílhavo ao abrigo da intervenção do Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo. Na Rua de Nossa Senhora do Pranto e Rua das Cancelas, o troço da Rua N. Sr.ª do Pranto entre o Tribunal e a rotunda ficará só com um sentido, de sul para norte e uma via, permitindo o estacionamento lateral em linha do lado oposto ao Quartel da GNR.
O acesso à Rua Arcebispo Pereira Bilhano e consequentemente para o interior do Casco Antigo far-se-á através do primeiro troço de ligação da A17 e da Rua Cimo de Vila obrigando os automobilistas a percorrerem o primeiro troço da via de ligação à A17, invertendo depois a marcha a partir da via de Cimo de Vila descendo até à EN 109, na via das farmácias.
O troço da Rua das Cancelas ficará também com um único sentido. A Rua Ferreira Gordo ficará só com um sentido (de nascente para poente) e uma via, permitindo o estacionamento lateral em linha do lado da Escola; a Rua Viriato Simões Teles ficará com um único sentido de circulação (de poente para nascente).
A autarquia procura “uma melhor organização da circulação automóvel nos arruamentos envolvidos, em conjugação com uma melhor oferta de estacionamento, garantindo um melhor acesso à malha urbana” mas o PS queria a medida a título experimental por considerar que o acesso às farmácias obriga a um afastamento do núcleo urbano até regressar ao centro. José Vaz questionou essa opção mas Fernando Caçoilo diz que as alterações sempre provocam reação no início mas depois entram na rotina. |