Com o objectivo de reflectir sobre o turismo como uma indústria fundamental para a região de Aveiro e de tentar responder à questão “que imagem é que fica na cabeça das pessoas que vêm a Aveiro?”, levantada por Caetano Alves, a AMA – Associação Marketing de Aveiro promoveu no IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing, um debate subordinado ao tema “ “O Turismo na Região de Aveiro e o seu potencial de crescimento”. O evento teve como oradores Carlos Costa, coordenador da área do turismo da Universidade de Aveiro, Pedro Ferreira, vereador da Câmara Municipal de Aveiro, Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal (TCP), e Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
Para Caetano Alves, responsável pelo IPAM, ainda há muito a fazer para promover a imagem da marca “Aveiro”, tanto no mercado interno como no exterior, lembrando que em Aveiro ainda se está a lutar para que os turistas permaneçam duas noites na cidade, o que significa que a região ainda não é um destino turístico, mas de “passagem”.
Baseado em estudos efetuados pela Universidade de Aveiro, Carlos Costa revelou que o principal factor de atractividade de turistas (pessoas que pernoitam) em Aveiro é o mundo científico (Universidade) e empresarial. Cerca de três quartos dos turistas que visitam Aveiro fazem-no em família ou em grupos de amigos, muitos dos quais vêm à cidade pela primeira vez. O académico considera que a conjugação desses factores pode potenciar muito mais o turismo, tanto mais que os visitantes ficam com uma imagem agradável de Aveiro e porque a região tem um invejável conjunto de recursos, com destaque para sol e mar, ruralidade interior, atractividade empresarial e científica, ecoturismo, turismo cultural e patrimonial, história e enoturismo.
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