Quando há mais turistas em Aveiro o Rossio mantém-se com os taipais do projecto da construção da ponte. A obra não arranca e há o desejo de retirar a vedação, pela imagem negativa que dá ao local. Mas a decisão de o fazer só será tomada quando se confirmar que a obra não se concretiza, de facto.
O socialista Nuno Marques Pereira disse, na Assembleia Municipal de Aveiro da passada sexta-feira à noite, que “tantos meses volvidos e é um aparato lamentável quando Aveiro recebe tantas visitas”, notando inclusive “uma passividade em relação ao problema”. Por isso lançou o apelo: “Enquanto não constrói mande tirar o taipal, dá uma imagem negativa”.
O PSD está a favor da retirada daquela barreira. Segundo Manuel Coimbra, líder da bancada do PSD, “ou se faz a obra ou os taipais devem ser retirados”. Entretanto, “prosseguem contactos com o empreiteiro ao qual foi adjudicada a obra, e outras empresas “para avaliar o interesse na cedência da posição contratual”, disse o presidente da Câmara, Élio Maia.
Até agora apenas foram feitas sondagens no terreno e foi vedado o espaço para a instalação do estaleiro. A empresa transmitiu à Câmara o aumento do custo da obra em 400 mil euros devido a um atraso no início dos trabalhos, o que não aceitou.
Retirar o taipal sem uma decisão tomada “era aumentar a despesa”, disse Élio Maia, mas também afirmou que “se a obra não se realizar é para retirar”.
|