Uma “tempestade perfeita” de conteúdos é a promessa para a edição deste ano do Festival Internacional de Cinema Jovem (Fest), que arranca hoje em Espinho, prolongando-se até ao próximo dia 8. Em competição estarão 90 filmes de 20 países, todos realizados por cineastas até 30 anos, havendo ainda espaço para 70 horas de formação.
Para Filipe Pereira, director do certame, o Fest “nunca teve um programa tão completo como este ano”, além de que o programa de formação - Training Ground - reúne “profissionais de renome internacional, premiados várias vezes”.
O primeiro dia do evento, hoje, “passa a ser dedicado exclusivamente às famílias”, propondo, entre as 10 e as 18 horas, desde curtas-metragens de animação a ateliês de pintura facial, ‘workshops’ de expressão artística, oficinas sobre livros de fotogramas e vários jogos lúdico-didácticos.
A competição decorre a partir de amanhã, reunindo 90 obras seleccionadas entre cerca de 1.500 candidaturas. “A qualidade dos filmes a concurso este ano é a mais elevada de sempre, quer ao nível técnico, quer ao nível dos conteúdos”, refere Filipe Pereira, citado pela Lusa.
|