O Governo ainda não revelou se as isenções nas antigas scut terminam ou vão ser mantidas por mais tempo. Amanhã é o último dia de isenções para quem circula na A29, A25 e A17 entre outras vias portajadas que davam descontos e benefícios a residentes nos concelhos atravessados pelas vias. Aguarda-se que o Governo revele o plano para estas estradas que têm sofrido cortes drásticos na circulação.
No litoral fazem-se contas à vida. Paulo Costa (na foto), vereador com o pelouro de turismo na Câmara de Ílhavo, admite que a circulação entre o interior e as praias está em quebra com reflexo nas economias locais. Diz que o esforço é investir em ações que atraiam turistas.
“Só no final do verão é que poderemos falar com conhecimento de causa. Tudo o que dissermos será especulação. Temos investido, de facto, numa série de eventos que temos este ano, por exemplo, os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, outros dois eventos muitos especiais, o Festival do Bacalhau e o Festival Náutico. Estas são formas que nós temos para contrariar aquilo que seria uma tendência normal, que é o facto das pessoas em momentos de crise e em fases com menos dinheiro, se calhar, deslocam-se menos para ir passar férias. Temos a noção que as portagens são, de facto, um constrangimento. Temos dado a nossa opinião e achamos que o ganho que se tem perde-se depois no lado turístico. Porque, hoje em dia, falamos com alguns espanhóis que se sentem muito menos motivados para a vir cá, por muito que gostem da Praia da Barra e da Costa Nova”. |