Não é por acaso que é conhecido como o “rei dos antioxidantes” ou o “fruto da juventude”. É que o mirtilo está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, que actuam na prevenção de doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro e doenças degenerativas, como as cataratas e a Doença de Alzheimer. É a pensar na importância do mirtilo que, de 28 de Junho a 1 de Julho, se realiza a 5.a Feira do Mirtilo, em Sever do Vouga.
Por todo o mundo há laboratórios que estudam os benefícios que o mirtilo traz à saúde. Experiências realizadas pela Tufts University, nos Estados Unidos da América, já provaram que este pequeno fruto de cor arroxeada é mesmo capaz de reparar os danos causados pelo envelhecimento no cérebro. Também estão comprovadas as suas propriedades de antissético, antidiarreico e anti-hemorrágico. O mirtilo até contribui para tratar constipações, atonia intestinal e problemas circulatórios. São estas propriedades que fazem do mirtilo um fruto obrigatório na dieta dos astronautas da NASA.
Entre muitos outros benefícios, o mirtilo reduz o mau colesterol, protege a pele dos radicais livres e acelera a cicatrização, alivia sintomas de infeções urinárias e renais, reforça a memória de curto prazo, melhora a visão noturna e reduz a vista cansada devido às concentrações muito elevadas de antocianinas que possuem.
|