A responsável pelo centro de respostas integradas de Aveiro do Instituto da Droga e da Toxicodependência diz que Aveiro, Ovar e Ílhavo estão entre os concelhos com maior número de utentes. Na celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Droga, Celina França admite que a ação desenvolvida nesta área visa uma resposta aos utentes.
"O concelho que se destaca com maior número de utentes é Aveiro, seguido dos concelhos de Ílhavo e Ovar. Estes são os três concelhos que encimam o número de utentes que acedem à equipa de tratamento. Da nossa parte, intervimos não só ao nível de tratamento mas também a nível da prevenção, para dar resposta aos pedidos de Aveiro. Temos tido no terreno o Programa de Respostas Integradas. Este programa está em funcionamento desde 2008. Ainda se encontra ativo nos concelhos de Aveiro e Ovar. Nos concelhos de Ílhavo e Albergaria-a-Velha esteve em funcionamento durante dois anos".
Celina França abordou, ainda, as mudanças na estrutura que até agora tem assegurado as respostas sociais. O fim do IDT abre caminho a uma alocação de serviços.
"Nós sabemos que, de facto, está anunciado e já saiu o diploma que decreta a extinção do Instituto da Droga e da Toxicodependência que transfere as suas competências e atribuições para diferentes organismos. A nível central, os serviços que tinham as funções de definição das políticas e avaliação dos programas transitam para uma direção geral, que já está criada, que é o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. Ficará na tutela direta do Ministério da Saúde e o que está, também, definido é que os serviços de intervenção local transitam para a tutela das Administração Regional de Saúde". |