Aos 22 anos, Ricardo Silva é o coordenador da formação dos guarda-redes Sub/14 do Sporting Clube de Braga. Depois de ter dado nas vistas como treinador de guarda-redes do Vianense, ingressou na escola de talentos do Sporting Clube Portugal de Viana do Castelo, um “passo importante” que permitiu a sua afirmação como treinador.
A par do futebol continuava a frequentar o curso de Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia na Universidade de Viana do Castelo sem descurar a sua formação enquanto treinador de guarda-redes, tendo feito o curso de primeiro nível ao longo de meio ano no Centro de Alto Rendimento. Aqui conheceu Jorge Vital, então treinador de guarda-redes no Sp. Braga e além dos ensinamentos recebeu também o convite para ingressar no Braga e assumir as equipas das escolas de competição.
No início deste ano, Ricardo Silva foi a Inglaterra dar continuidade à sua formação, adquirindo novos métodos, novas ideias e novas mentalidades. Formou-se com o “The FA Goalkeeper Coach Award”, o que lhe abriu novas portas. E no decorrer da estadia em Londres, aproveitou o tempo para estar em contacto com a Academia do Fulham.
Uma das próximas apostas será a formação de treinadores e atletas. O jovem cesarense já deu início a esta nova fase quando, na sua deslocação a Dublin (Irlanda), teve oportunidade de fazer uma formação, apresentando a forma como no Sp. Braga é encarado o processo de formação do jovem guarda-redes.
|