É no sexto andar de um prédio da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, com vista para as salinas, que funciona o escritório onde é gerido o musikki, um novo serviço que pode revolucionar a relação dos amantes da música com o imenso espólio de informação disponível na Internet.
Criado por três diplomados da Universidade de Aveiro (UA), o projecto foi o grande vencedor da competição ISCTE-IUL MIT Portugal - Venture Competition. A vitória rendeu ao trio de empreendedores um total de 200 mil euros - 100 mil pelo primeiro lugar e outro tanto por terem chegado à final do evento.
O musikki funciona como um motor de busca na área da música que fornece todas as informações numa única página sem ser necessária mais do que uma pesquisa. Uma das diferenças relativamente a outros serviços é que os resultados dessa única procura não resultam em múltiplas ligações a outros ‘sites’. Pelo contrário, num só clique o utilizador agrega numa única página a biografia de artistas, vídeos, fotos, agenda de concertos e discografia, entre outros dados úteis.
Não deve ser confundido, por isso, com serviços como o Google. “Os dados são recolhidos, estruturados e apresentados ao utilizador numa única página, criando um perfil dinâmico do músico ou banda”, explica João Afonso, aluno de doutoramento em pesquisa semântica de conteúdos musicais, no âmbito do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, promotor do projecto a par com Juliana Teixeira e Pedro Almeida, ambos licenciados em Novas Tecnologias da Comunicação pela UA.
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