Alguns militantes do PSD equacionaram avançar com uma candidatura à comissão distrital do partido, que vai a votos a 20 de Julho, em alternativa à lista encabeçada pelo deputado Ulisses Pereira. Neste momento tudo aponta, porém, para a existência de uma única candidatura, uma vez que Ulisses Pereira terá logrado alcançar um consenso alargado em torno do seu projecto.
Com um calendário apertado até à data do sufrágio - já oficialmente agendada pelo presidente da mesa distrital, Castro Almeida -, um grupo de militantes, entre eles antigos dirigentes distritais, movimentou-se nos últimos dias no sentido de garantir o aparecimento de uma proposta alternativa. Essa candidatura, embora sem número um escolhido, chegou a ser dada como certa. No entanto, essa intenção terá acabado por se desvanecer, uma vez que Ulisses Pereira terá conseguido absorver essas sensibilidades na sua candidatura.
“Os convites até agora conhecidos para os diversos órgãos reflectem um grande equilíbrio distrital e uma abertura a grande parte das secções que nos últimos anos estavam afastadas”, disse uma fonte social-democrata ao Diário de Aveiro. “Parece confirmar-se o consenso conseguido em torno da candidatura de Ulisses Pereira”, acrescentou.
A candidatura do deputado conta com o apoio de António Topa, actual líder distrital. As eleições foram antecipadas cinco meses para preparar atempadamente as autárquicas de 2013. “A preparação e o trabalho necessários ao desenvolvimento do exigente ciclo eleitoral obriga a que as estruturas locais e distritais do partido preparem com a devida antecedência e serenidade todo o processo”, explica António Topa, para quem o objectivo é “se possível aumentar” o número de presidências e de mandatos.
O “quadro actual de austeridade” poderá ditar que “o clima eleitoral” não seja “favorável ao PSD”, adverte, por outro lado, o presidente da estrutura distrital.
Ulisses Pereira promete “concentrar atenções” nas eleições autárquicas e tenciona ainda “aprofundar o trabalho junto da sociedade em geral, cidadãos e suas instituições”.
|