A PSP vai intensificar as ações de fiscalização rodoviária com atenções voltadas “para o estacionamento ilegal, em determinadas zonas da cidade de Aveiro”. Este programa arrancou ontem integrado num projeto-piloto sujeito a avaliação dentro de seis meses.
Até agora, as operações de fiscalização resultavam de reclamações de cidadãos mas vão passar a ser mais regulares “com o intuito de corrigir o estacionamento ilegal nas artérias sinalizadas, direcionando meios dedicados para esse fim”.
Os agentes da Esquadra Policial de Aveiro (incluindo os das Equipas Velocipédicas) e da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial (através da sua Equipa de Intervenção Rápida) irão prestar apoio a esta missão.
Serão planeadas ações que privilegiarão as artérias que a todo o tempo possam ser consideradas vias de intervenção prioritárias, as quais poderão integrar zonas de intervenção prioritária.
As sanções vão ficar mais pesadas e passam a ir de 24.94 euros a 300 euros.
O bloqueamento e remoção de viaturas poderá ser outra das ações o que pesará ainda mais no bolso dos automobilistas nos casos em que as viaturas que se encontrem “estacionados ou imobilizados em locais que, por razões de segurança, de ordem pública, de emergência, de socorro ou outros motivos análogos, justifiquem a remoção”.
Recorde-se que em março de 2009, a Câmara Municipal de Aveiro estabeleceu uma zona de estacionamento condicionado (reservada a moradores portadores de cartão identificativo), no Bairro da Beira Mar Poente, na freguesia de Vera Cruz – numa área que concentra grande parte da diversão noturna da cidade. |