A Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda, apresentou o “Secundário Superior”, um projecto que visa oferecer um ensino secundário cuja qualidade seja uma mais-valia para todos os alunos, nomeadamente os que têm mais ambição, aqueles que, devidamente incentivados e orientados, poderão atingir a excelência.
A sessão de apresentação esteve a cargo de Henrique Coelho, director da escola (ESAP), e contou com a presença de Elsa Corga, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Águeda; Sónia Ferreira, directora do departamento de Programas e Gestão do Instituto de Educação e Cidadania (IEC); Irene Meireles, presidente da Associação de Pais da ESAP, além dos professores da ESAP.
Trata-se de um projecto que “aposta no ensino de excelência” e na base da sua concretização estão protocolos e parcerias que a escola tem celebrado com o IEC e com a Universidade de Aveiro e, a breve prazo, conta estabelecer também com a Universidade de Coimbra, com o Centro de Estudos Sociais (CES), entre outras instituições.
As actividades a desenvolver distribuem-se por cinco áreas fundamentais. Entre elas está a organização de conferências, debates e colóquios, estando previstos já, para o início do ano lectivo de 2012-13, o debate “Educação: que futuro?” e um colóquio multidisciplinar em torno da crise atual. Outras das actividades passam pela dinamização dos “Cursos Avançados”, iniciados este ano lectivo - estando já calendarizados mais dois cursos para o próximo ano, a realizar no 1.o e 2.o períodos -, bem como pela criação de “Laboratórios de ideias e projectos” para proporcionar aos alunos a aquisição e treino de técnicas específicas de cada disciplina.
A promoção de actividades co-curriculares para a melhoria do desempenho dos alunos, através da realização do concurso de debate Dia-Lógico (que teve a sua 1.a edição este ano lectivo) e do Prémio Ensaio Filosófico (a desenvolver em 2012-13), é outra das áreas fundamentais. E a pensar na formação de pais e encarregados de educação, serão desenvolvidos pequenos cursos em áreas como as Línguas Estrangeiras, Informática e Questões Éticas ou de Filosofia Moral.
|