António Costa foi 5º na Taça do Mundo, em Odivelas, em Judo na categoria de +100 Kg. O atleta e treinador da Associação Académica da Universidade de Aveiro chegou a lutar pela medalha de bronze e acabou na 5ª posição.
No primeiro combate, António Costa, o mais leve da categoria com 105 Kg, mediu forças contra o atleta olímpico peruano que acusou na balança 175 Kg. A diferença de peso, experiência e força ditou a derrota do aveirense, que nem por isso se mostrou desmotivado para o resto da competição.
Depois das repescagens, já nos blocos finais, o aveirense teve que medir força com o atleta belga, com mais de 120 Kg, que se superiorizou ao português por castigos, fruto da sua pega poderosa que inviabilizava todas as tentativas de ataque do aveirense.
Esta é a melhor classificação de sempre de um atleta aveirense numa Taça do Mundo, mesmo contando com a participação de atletas ligados a Aveiro como treinadores.
No final da prova António Costa era um atleta satisfeito. “Foi muito bom ter vindo competir. Estar com grandes estrelas como o Tedy Rinner e companhia é muito bom. Foi importante para crescer em termos de experiência”. |