A 33.ª Edição do Grande Prémio ABIMOTA-Região de Aveiro arrancou ontem na magnífica Plaza Mayor de Salamanca pelas 13 horas, na presença do Alcaide de Salamanca, Alfonso Fernandez Mañueco e dos presidentes das autarquias de Ovar e Albergaria-a-Velha, Manuel Oliveira e João Agostinho Pereira, para além do presidente do Turismo Centro de Portugal , Pedro Machado.
Os 114 ciclistas estiveram em plena actividade numa etapa em que o vento originou os conhecidos “abanicos” que provocaram um corte no pelotão, que prejudicou um conjunto de concorrentes que chegou com sete minutos e meio de atraso. Esta primeira etapa foi corrida em pelotão compacto desde a saída, com os ciclistas a tentarem uma fuga, algo que nunca foi concretizado. Apenas a 20 quilómetros da chegada é que houve tentativas de fuga, mas a chegada a Ciudad Rodrigo foi feita a alta velocidade, em pleno “sprint” que animou a assistência na Avenida Bejar.
Hoje, a partida dá-se na Guardae os ciclistas enfrentam logo de início dificuldades acrescidas, face à subida até às Penhas Douradas (Serra da Estrela), com passagem por Gouveia, Nelas e Tondela, município onde termina a segunda etapa, com um percurso de 166 km e uma chegada em alto ao Caramulo.
|